terça-feira, novembro 22, 2005

Elizabethtown

Cameron Crowe volta às salas de cinema com mais uma excelente banda sonora a acompanhar uma história engraçada, mas que me parece não ter a solidez de Jerry Maguire ou de Quase Famosos.
Aliás, os seus filmes parecem por vezes antes bandas sonoras ilustradas por uma história e não o contrário, pelo menos essa sensação é mais palpável para mim neste filme. Não é uma questão do argumento ser menosprezado ou menor, é apenas a sensação de que a banda sonora suplanta tudo o resto. Será que a banda sonora da nossa vida suplanta a nossa vida?
Esta questão faz-me estabelecer o seguinte paralelo: Crowe está para o cinema como Hornby está para a literatura. Nick Hornby és um escritor inglês, com vários dos seus livros já adaptados ao cinema também, e em cujo trabalho a música tem um papel preponderante. Quem não se lembra das várias play-lists de John Cusack em Alta Fidelidade e da vida desafogada de Hugh Grant em About a Boy, graças aos royallties do one hit man que foi o seu pai.
Voltando ao filme, a história é engraçada q.b. e parece-me um pouco O Lado Bom da Fúria, versão masculina, embora algumas opiniões o liguem a Garden State, o que compreendo perfeitamente. Seja como for, faz-me pensar que os americanos têm uma relação meio estúpida com a morte. Ou talvez a morte já seja ela tão estúpida que seja impossível ter uma relação decente com ela.
Gostei de ver Orlando Bloom que conhecia apenas de O Sr. dos Anéis em que parecia ser somente um menino bonito. Dêem-lhe bons papéis e penso que o rapaz estará à altura.
ideia do filme que gostei: quem nunca fizer uma road trip na vida, nunca poderá dizer que se conhece. Uma viagem, com a banda sonora adequada, é o melhor modo de nos conhecermos.

4 comentários:

Obi-Kan Pereirinha disse...

ou seja, somos o que ouvimos.

Adelaide Bernardo disse...

Não só. Somos aquilo que recebemos.

Anónimo disse...

Não te faças de esquecida! Tu já tinhas visto o Orlando Bloom também nos "Piratas das Caraíbas"!

Ou terá ele sido ofuscado pelo Johnny Depp, hã?

Adelaide Bernardo disse...

Completamente ofuscado! Não me lembrava mesmo... ;)