sábado, novembro 26, 2005

A banda sonora da minha vida (so far…)

Image hosted by Photobucket.com
Qual é a verdadeira banda sonora da nossa vida: as músicas que gostamos ou as que identificamos com momentos da nossa vida. Aquelas que mesmo não sendo exactamente bonitas ou com as palavras mais poéticas não podemos ouvir sem recordar algum episódio. Ou aquelas que gostaríamos de ligar à nossa vivência, mas de que apenas gostamos.
Ao definir a minha banda sonora teria de inicia-las com dois exemplo de música popular portuguesa: Clemente e Nel Monteiro. Vais Partir e Retrato Sagrado, julgo ser este o nome da música, faziam parte de uma cassete que o meu pai tinha no carro e que ouvíamos sempre que íamos para a santa terrinha.
Na minha vida de saídas nocturnas já dancei muitas músicas, mas de duas gosto particularmente: Let’s Get Loud e Lady, Hear Me Tonight. A primeira ligo-a às noites do Gringo’s e a segunda às do Cool. Boas memórias.
Não consigo atribuir uma música ao meu tempo de faculdade. No entanto, retornando uns tempos antes a música que atribuo à minha adolescência será No Meu Quarto, dos Delfins. Sim, essa é a música que na minha adolescência me fazia mais sentido. No meu quarto apago a luz, pela sombra viajo no deserto… Aliás, Delfins é a banda sonora da minha amizade com o meu irmão Luís. Com o Vítor será U2.
Continuas chamando-me assim, bebé é o refrão que ensinei aos meus sobrinhos e que eles se divertem a cantar Bebé. Já com a Andreia a piéce de resistence foi o ó mulher, quem te disse a ti que a flor do monte era o alecrim, do Herman, que ela aprendeu com direito a coreografia e tudo.
Red Hot Chili Peppers lembra-me sempre a minha viagem a Paris com a Andreia, pois quando chegávamos ao hotel era inevitável ouvi-la quase de seguida no MCM. Ficou a promessa de os irmos ver juntas. Não está esquecida.
Uma música indissociável de mim é o Don’t Cry For Me Argentina. Quem me conhece sabe.
Depois, depois há as músicas que gostamos porque de algum modo parecem ter sido feitas para nós porque nos identificamos ou simplesmente nos divertem, mas que concretamente não pertencem a nenhum pedaço da nossa vida. Como o humor cínico de Robbie Williams, a voz sensual de Chris Isaak e o lirismo de Sting.
Não posso deixar também de salientar Simply Red, cujo álbum Blue é indispensável para a minha boa harmonia e os outros para eu poder cantar e dançar.
A música de Africa Minha é também a música que me tira literalmente as dores de cabeça, musicoterapia garantida. Recorda-me sempre a minha mãe, ouvinte fiel da Rádio Voz de Lisboa, cuja programação nocturna incluía um programa de Arlete Pereira às 22h e que começava sempre ao som desse belo filme.
Esperam-se novas músicas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom, bom, é a música dos Manos Catita!