“…, quando se vive em democracia, as pessoas imaginam que, para mudar um regime, basta que o povo assim queira…”
“… escrever era a única maneira de falar sem ser interrompido. Decidi, então, escrever de uma vez por todas a minha história para não ter nunca que voltar a explicar.”
“Não são as culturas que são diferentes, são os costumes, a História, a linguagem é uma forma de nos apercebermos disso.”
“Temos que fazer um esforço para fazer a triagem do que é partilhável do que não é.”
“Não se pode ignorar a política porque cada decisão altera definitivamente a nossa vida.”
“O mundo divide-se entre os que têm medo e os que não têm medo. Quem não tem medo vai para a frente, abre-se aos outros; quem tem medo fecha-se em casa, não vê nada. Nada é mais perigoso do que alguém que tem medo.”
“… é evidente que eu sou eu, mas sou também o fruto dessa história.”
“Vive-se num estado de espírito em que não se pertence a sítio nenhum, o que não me desagrada, até me dá uma certa liberdade.”
“Bebe o vinho antes que te transformes na jarra que o contém.”
“antes, as pessoas tinham direito a ser pobres e dignas. Hoje, quando se é pobre, tiram-nos o direito à dignidade. Há uma exigência de ser rico… de ser novo, de ser belo. É preciso ser tudo.”
“acho indecente, desonesto que seja necessário que morram homens da superpotência para que o mundo faça três minutos de silêncio.”
“Temos sempre de passar pelo sangue para que as pessoas tomem consciência.”
“As pessoas pensam que a democracia é um dado adquirido, ora a democracia é frágil e está fragilizada por estas politicas “securitárias” que se fazem em nome da luta contra o terrorismo.”
“é preciso estar-se muito vigilante, é preciso votar e não esquecer que é possível combater estas derrapagens.”
“O que é um estilo? Um estilo é tudo o que não funciona. O que funciona é o que todos temos em comum, o que todos sabemos fazer. Um estilo é tomar em consideração tudo o que não dominamos e, do que não dominamos, fazer qualquer coisa.”
“são as subtilezas que fazem a diferença.”
“Acredito que há uma frase certa que deve ser encontrada. É por isso que, quando escrevo, reescrevo milhares de vezes, até encontrar a frase que me parece ser a certa na sua simplicidade.”
“Bebe porque a noite é breve, bebe porque não sabes de onde vens, festeja porque não sabes para onde vais.”
Entrevista in Ler #63
Sem comentários:
Enviar um comentário