terça-feira, janeiro 18, 2005

OH, Diz-me a Verdade sobre o Amor, W. H. Auden

Alguns dizem que o amor é um rapazinho,
E outros dizem que é um pássaro,
Alguns dizem que faz girar o mundo,
E outros afirmam que é um absurdo,
E quando questionei o meu vizinho do lado,
Que tinha cara de entendido no assunto,
A mulher ficou bastante irritada,
E disse que ele não servia.

Será que se parece com um par de pijamas,
Ou com um presunto pendurado num hotel?
Será que o seu odor é parecido com o dos lamas,
Ou terá um cheiro reconfortante?
É espinhoso como uma sebe?
Ou suave como um ederdon fofo?
É afiado ou suave nas suas extremidades?
Oh, diz-me a verdade sobre o amor?

Os nossos livros de história referem-se a ele
Em pequenas notas criticas,
É um tópico bastante comum
Nos barcos transatlânticos;
Já encontrei o assunto mencionado
Em Relatos de suicídio
E até já o vi escrito
No verso de guias de comboios.

Será que uiva como um alsaciano esfomeado,
Ou soa como uma banda militar?
Pode-se fazer uma imitação de primeira categoria
Numa serra ou num Steinway Grand?
Será que o seu canto em festas parece um motim?
Será que só gosta de coisas clássicas?
Parará quando quisermos que esteja quieto?
Oh, diz-me a verdade sobre o amor?

Espreitei dentro de uma casa de verão,
Nunca lá tinha estado
Já experimentei o Tamisa em Maidenhead,
E no afluente de Brighton,
Não sei o que o melro cantou,
Ou o que a tulipa disse;
Mas não estava na capoeira,
Nem debaixo da cama.

Consegue fazer caretas extraordinárias?
Enjoa-se facilmente ao mínimo movimento?
Será que passa todo o seu tempo nas corridas?
Ou a tocar com peças de corda?
Terá opiniões próprias sobre o amor?
Terá patriotismo suficiente?
As suas histórias são vulgares mas engraçadas?
Oh, diz-me a verdade sobre o amor?

Quando vier, virá sem aviso,
Tal como estou a mexer no nariz?
Baterá à minha porta de manhã,
Ou pisar-me-á os pés no autocarro?
Virá como uma mudança no tempo?
O seu cumprimento será cortês ou rude?
Ou alterará a minha vida por completo?
Oh, diz-me a verdade sobre o amor?

Sem comentários: