sexta-feira, abril 01, 2005

A Domadora de Baleias

Image hosted by Photobucket.com
Este filme é sobre as pequenas sociedades nativas de estrutura patriarcal e o modo como estas tentam adaptar-se às sociedades modernas e ao papel da mulher no seu seio.
Uma pequena comunidade Maori espera há muito pela vinda de Paikea, o mítico domador de baleias que trouxe o seu povo para a costa da Nova Zelândia. Diz a lenda que Paikea tornará a viver no corpo de um dos membros recém-nascidos da comunidade. Assim, a esperança reside no nascimento do casal de gémeos netos do chefe da comunidade. Mas o destino prega sempre partidas aos homens, e no dia do tão esperado nascimento algo corre mal e só um dos gémeos sobrevive: uma menina. O pai da criança resolve enfrente o poder paternal que parece insensível à sua perda e chama a sua filha de Paikea, nome que deveria ter sido atribuído ao seu irmão.
Entretanto, os anos passam e Paikea é criada pelos avós, criando um laço especial com o seu avô. Mas este, apesar do amor que sente pela neta, não consegue ver nela a encarnação do fundador mítico, o que acaba por conduzir a família a uma situação de conflito. É um filme bastante interessante e com uma temática muito actual. Não só aborda as dificuldades das pequenas comunidades nativas, como também retrata de um modo extremamente sensível e sincero as relações familiares. Especialmente quando nas mesmas se exige algo que os seus membros não conseguem ou podem concretizar, bem como quando não se consegue aceitar que essa concretização não acontece como se idealiza.

Sem comentários: