quarta-feira, dezembro 22, 2004

Orfeu Rebelde, Torga

Deixo-vos algumas passagens de poemas deste livro em que me revejo, como que decalcada a papel químico.

Chegou a minhas vez, e não hesito:
Quero ao menos falhar em tom agudo.
Cada som como um grito
Que no seu desespero diga tudo.

...
O destino destina,
Mas o resto é comigo.
...
E o que sou por detrás do que pareço!
Que seguida traição desde o começo.
Em cada gesto,
Em cada grito,
Em cada verso!
Sincero sempre, mas obstinado
Numa sinceridade
Que vende ao mesmo preço
O direito e o avesso
Da verdade.
...
é o meu avesso que me desafia.
...
assim me desespero e me consumo,
e cumpro este destino tumular
de não sair de mim, por mais que faça.
...
versos, gritos, protestos…
encho o melhor que posso
cada hora que passa.
...
desço dentro de mim, olho a paisagem,
analiso o que sou, penso o que vejo,
e sempre o mesmo trágico desejo
de dar outra expressão ao que foi dito!
Sempre a mesma vontade de gritar,
Embora de antemão a duvidar
Da exactidão e força desse grito.
...
e os restantes humanos,
há infinitos anos
que apenas tecem
a teia da rotina,
como o instinto os ensina.
...
ter confiança é deslaçar metade
do nó do tempo que o destino aperta.
...
é por dentro que eu gosto que aconteça
A minha vida.
Íntima, profunda, como um sentimento
De que se tem pudor.
...
que o agressor é sempre o agredido,
quando agride a cantar.
...
Mas só quero a fortuna
De me encontrar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em que revês o quê?