quarta-feira, dezembro 22, 2004

As Horas


Virgínia Woolf é uma das mais emblemáticas escritoras do modernismo e um exemplo de excelência na utilização da técnica narrativa denominada “stream of counscience”, em português “corrente de consciência”. O objectivo desta técnica é acompanhar através da escrita a complexidade e inconstância do pensamento humano.
Mrs. Dalloway é o livro que serve de cenário psicológico a este filme, onde se entrecruzam três histórias aparentemente estanques: a história de Woolf enquanto escreve o romance, uma dona de casa grávida da classe média da década de 40 e uma moderna editora, que encarna a própria Mrs. Dalloway. O que é que as três têm em comum? Todas se encontram encurraladas por uma profunda angústia e falta de sentido para a vida. E assim, de história em história, passo a passo se desenrola a corrente do filme que nos dá três perspectivas femininas sobre a vida e sobre a sua opressão.
É um filme extremamente poético e sensível, com óptimas interpretações e um argumento inteligente e subtil, com algumas surpresas.
E " Sempre o tempo, sempre o amor , sempre as horas ..."

Sem comentários: