sexta-feira, fevereiro 13, 2004

Portugal S.A.

Onde tudo se compra e tudo se vende

Sempre disse, e torno a dizer: tudo na vida tem um preço. Há é pessoas que se vendem por um preço muito baixo e nem tudo se compra com dinheiro. O poder ou a fama são por vezes pagamentos mais aliciantes e sedutores que o dinheiro.
No caso de Portugal S.A., dinheiro e poder andam lado a lado, mas sendo o dinheiro apenas uma face visível do poder. O poder dos grupos económicos, o poder político e o poder de bastidores misturam-se provocando uma luta quase titânica.
Os ingredientes são um grande empresário nacional obrigado na década de setenta a exilar-se para o Brasil e a perder grande parte do seu património para as nacionalizações, o seu braço direito com ligações de amizade no governo, o ministro das finanças que põe toda a sua confiança no empresário e é traído, e a grande paixão do braço direito disposta a tudo para salvar o bom nome da empresa do pai. Pelo meio andam ainda uma esposa viciada em drogas e traidora, um padre que através da sua influência vai manipulando os vários peões, uma jornalista cujos escrúpulos deixam muito a desejar.
O argumento é consistente e dinâmico, apesar de dois ou três clichés, e realização é segura. As interpretações, sem serem excepcionais, são boas. Tirando a senhora Cristina Câmara, que eu ainda não percebi porque é que continua a ser chamada, única e exclusivamente, para os filmes produzidos pelo senhor Tino Navarro. A rapariga até é jeitosa, mas… Ou serão outro tipo de relações que a fazem ser cabeça de elenco? Eu não sou de intrigas…

Sem comentários: