segunda-feira, fevereiro 09, 2004

4ª Feira de Cinzas, Ethan Hawke

- É fácil gostar de estranhos, mas é difícil gostar das pessoas que conhecemos melhor.
- Agora se alguém me pergunta se acredito em Deus, abano a cabeça como se não ligasse patavina, mas a verdade verdadinha é que acredito. Só não sei o que fazer com isso.
- As pessoas estão sempre a dizer o quanto amam alguém, ou de quão significativo é o amor, sabes? Mas o que é que elas estão dispostas a fazer por isso?
- As pessoas nem se apercebem, mas é entre aqueles pequenos tiquetaques dos ponteiros dos segundos que, bem ou mal, se desenrola toda a nossa vida.
- Graça: capacidade de aceitar a mudança.
- De vez em quando conhecemos um ser humano que pode, muito bem, ser uma surpresa.
- A verdade não necessita que nós a protejamos, basta vivermos dentro dela e ela proteger-nos-á, não é verdade?
- Não há segredos, apenas coisas que as pessoas fingem não saber.
- Há um tipo específico de insatisfação. Há um vazio dentro de nós que não pode ser preenchido. Esse vazio é a nossa necessidade de Deus. É preciso procura-Lo e permanecer com esse desejo.
- É por isso que as pessoas têm crenças. Elas fecham as coisas bem no fundo da sua mente e constroem uma espécie de vedação e decidem aquilo em que devem acreditar, mas isso não significa que a vedação seja real.
- E essa razão é: não fazemos a mínima ideia daquilo que é realmente bom para nós.
- O céu está sempre presente aqui na terra. Já temos tudo aquilo que precisamos. A expectativa é que mata tudo.
- Ao longo de todos estes anos andei a gastar tempo e energia à procura de um lar - para finalmente perceber que o meu lar era simplesmente estar perto da minha própria capacidade de amar.
- Amar alguém é tão doloroso e decepcionante como conhecernos a nós próprios. É provavelmente a única coisa que vale mesmo a pena fazer, mas isso não quer dizer que seja uma viagem suave e perfeita.
- Há algo que me liberta quando um pneu fura, um combóio fica retido, quando o tempo provoca atrasos no aeroporto ou sempre que o mundo deixa de girar no sentido em que se supõe que ele gire.
- É exaustivo ser-se adulto, ter consciência das oportunidades perdidas.
- É preciso expirar para inspirar.
- Durante um curto período de tempo podemos fazer de conta que não conhecemos a verdade. É como estarmos a suster a respiração. Mais tarde ou mais cedo temos de voltar a respirar. Quanto mais fundo se enterra uma mentira, maior será a pressão quando esta explode.

Sem comentários: