quarta-feira, agosto 24, 2005

A Educação de Max Bickford

Max Bickford é professor universitário numa tradicional escola feminina e cujos grandes … é a criação de dois filhos que a recente viuvez obrigou a encarar e a escrita de um livro cuja personagem principal é o seu alter-ego. A quem interessar, poderá seguir as peripécias deste professor interpretado por Richard Dreyfuss de segunda a sexta na :2 às 23.30.
No episódio de ontem, Max é confrontado com a possível proximidade da morte do seu pai e num diálogo com o seu filho deu-lhe uma explicação curiosa sobre como o homem lida com os seus medos. As palavras não são as mesmas, mas foi algo assim:
As histórias de terror e os seus monstros, como seres alienígenas e vampiros, por exemplo, são apenas formas metafóricas do ser humanos lidar com medos e receios bem reais. O medo que temos dos extraterrestres não é mais que o pavor que temos ao nos sentirmos tão pequenininhos quando comparados com a imensidão do universo. As crianças inventam monstros no armário para se abstraírem, por exemplo, de ambientes de divórcio. Porque é inevitável pensar que se duas pessoas que amamos são capazes de deixar de se amar, então também podem deixar de nos amar. É o medo da rejeição.
Já os vampiros são um modo de lidar com o medo da morte. A morte é o inevitável, o completo desconhecido. através da figura do vampiro que sobrevive na morte, o ser humano lida com a sua falta de parâmetros de segurança aos quais se possa agarrar nesse estado.
Achei curioso…

3 comentários:

Jorge Moniz disse...

Excelente série.

Anónimo disse...

A série é muito boa! Eu vi quando passou a primeira vez na televisão portuguesa. Vale a pena continuares a ver. Acho que podemos ver alguns fragmentos das nossas vidas ali. Pelo menos eu vi

mmmim disse...

a série é muito boa sim. eu vi uma mão cheia de episodios nas ferias... o horário não é muito compactível com aquela coisa do "acordar cedo"