quinta-feira, junho 16, 2005

Os Poemas da Minha Vida, M. Soares

Os Poemas da Minha Vida é uma edição de colectâneas de poesia com a chancela do jornal Público, ficando a selecção do primeiro volume a cargo de Mário Soares.
A minha primeira impressão, percorrendo antes de mais o índice, é que este volume apresenta opções demasiado coladas aos programas escolares. Vários dos autores e os seus poemas passaram já por mim durante o meu percurso de estudante. Talvez a falha seja minha, que espera conhecer novos autores e sobretudo novos poemas. Com excepção feita aos autores do século XX, esta selecção não apresenta novidades.
Como os olhos também comem, já lá diz o ditado, saliento a simplicidade estética do design desta colecção, marcada simultaneamente pela sobriedade e pela cor.
Este volume fez-me novamente percorrer as cantigas de amigo, que apesar da sua simplicidade não me seduzem. Nunca achei particular piada ao seu paralelismo, apesar de alguns destes poemas apresentarem belas e subtis variações. Fascina-me muito mais a complexidade de outras estruturas poéticas, como por exemplo o soneto. Com a sua rigidez estrutural que o aparenta com uma prisão, parece que esta estrutura é um desafio constante aos poetas. Uma prisão que instiga a portentosa imaginação do poeta agrilhoado.
Mas foi curioso, porque, é claro, descobri poemas que desconhecia.

Sem comentários: