quinta-feira, junho 30, 2005

Gonçalo M. Tavares, in JL #902

A amizade faz-se de um
Para um, por vezes de dois para um: em matéria de sinceridade
O número quatro assusta-me

Image hosted by Photobucket.com

- Não podemos ser verdadeiros para todos ao mesmo tempo. Só me sinto bem de um para um, ou em multidões.
- Vejo mais parado do que a andar de um lado para o outro. Sou um turista sentado.
- É uma questão de imaginação, os meus olhos não precisam de ver.
- A verdadeira literatura é aquela que pode ser relida.
- Em termos de linguagem, acho que uma pessoa deve dizer o que tem a dizer e calar-se o mais rapidamente possível. Há uma responsabilidade no acto de abrir uma frase. Ou seja, antes de o fazer deve-se perguntar se tem alguma coisa para dizer. E devemos ser o mais sintético possível.
- A dignidade só pode ser avaliada em situações limite, de medo, de agressividade, violência, de extrema pobreza.
- Vejo a escrita como um exercício para treinar muscularmente a nossa lucidez. E o principal ginásio é claramente a leitura.
- A literatura começa precisamente quando recusamos ser moralista e instintivamente somos perversos.
- Quem escreve não pode olhar para onde toda a gente está a olhar, mas para o outro lado.
- A linguagem tem uma grande liberdade, mas não me interessa propriamente experimentar. Quero perceber. (…) a tentativa de perceber o ser humano, no que tem de mais fundo, pesado e denso.
- Não tenho a ilusão que um livro possa transformar radicalmente uma pessoa, mas acredito que uma série de livros o pode fazer, ainda que ligeiramente. Se eu não tivesse lido os livros que li, seria completamente diferente. Não consigo apontar só um livro que me tenha transformado, mas sei que todos os que li me transformaram muito.

A Posição Anatómica

(...) há uma posição exacta para descrever os ossos
e uma outra para isolar a alma.
Mas da segunda não ouvi falar; não há desenho.

Mundo Literário
Era uma mulher voluptuosa, mas muito sensível. Escrevia poemas e guardava-os no sempre emocionante espaço que existe entre um seio e outro.
Alguns homens não a largavam à procura de inéditos.


in Senhor Henri
… é verdade que se um homem misturar absinto com a realidade fica com uma realidade melhor.
… mas também é certo que se um homem misturar absinto com a realidade fica com um absinto pior.
… muito cedo tomei as opções essenciais que há a tomar na vida – disse o senhor Henri.
… nunca misturei o absinto com a realidade para não piorar a qualidade do absinto.

Sem comentários: