quarta-feira, maio 03, 2006

Uma história de Amor como Outra Qualquer, L. Etxebarría

- Por vezes penso que … aquela forma de pensar insistentemente no prazer, me proporcionava, na verdade, uma satisfação muito mais subtil do que a sua própria realização.
- … sempre defender, contra tudo e contra todos, quão importante é para uma mulher conservar a sua independência e aprender a gozar a sua solidão.
- … a mente está disposta a ignorar a realidade imediata, o que vê, e a adoptar o que julga que dever ver, ou o que deseja ver.
- … não +é esta a própria essência da paixão, este ver-se a si mesmo através dos olhos de um outro?
- Ao amor, borboletas no estômago, seguira-se o orgulho, caranguejos no estômago, as pinças raivosas exigindo uma reparação.
- … no amor, e no jazz, o prazer depende da surpresa, do inesperado, do improviso.
- Paixões consumadas, paixões consumidas, pois nenhum grande amor se ajusta ao ideal de perfeição que todo o Grande Amor postula e de que necessita. Por isso era mais fácil amar no território do desejo do que no da realidade.
- … esta obsessão moderna pelo Grande Amor … serve de desculpa perfeita para repudiar o amor quando este se apresenta.
Photobucket - Video and Image Hosting
Sou uma rapariga sociável, tenho muitas amigas e, além disso, devo ter cara de “conte-me o seu caso”, porque acontece que toda a gente vem ter comigo e me relata as suas penas, talvez porque sabem bem que nunca revelo segredos, habituada como estou, desde pequena, a guardar aquele com que vivo, e garanto que, se continuasse a contar histórias, não pararia até à madrugada. Todas parecidas no essencial: rapariga encontra rapaz, rapariga vê em rapaz o príncipe azul, rapariga descobre que o príncipe azul tem pouco de cor-de-rosa ou de azul e bastante de castanho-escuro. Enfim, sendo assim e assim sendo, não me incomodava especialmente essa coisa de ser solteira e sem compromissos, …, embora talvez fosse verdade que uma parte de mim sentia falta de um corpo quente na cama, ao deitar, e umas quantas palavras bonitas, ao acordar.

Sem comentários: