quarta-feira, dezembro 21, 2005

Como Água para Chocolate

Image hosted by Photobucket.com
Como Água para Chocolate é um livro de Laura Esquivel que conta a história do amor proibido de Pedro e Tita devido a um tradição familiar em tempos da revolução villista. O mais interessante deste livro creio que é a sua estrutura: a narrativa que percorre mais de 20 anos é dividida em doze meses e cada mês é-nos apresentado por uma receita exótica que se dilui na própria história.
Quanto ao filme, cuja adaptação foi feita pela própria Esquivel, este não deixa transparecer o mais bonito do livro, exactamente a sua estrutura e esse exotismo, tão próprio do realismo mágico das literaturas sul-americanas. Transparece, no entanto, uma das suas mais emblemáticas mensagens: a culinária é uma silenciosa demonstração de amor, rica em cheiros, paladares e texturas.
Será por isso que não há melhor comida que a de mãe? E que a melhor maneira para chegar ao coração de alguém é pelo estômago?

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho sérias dúvidas... Afinal, pela boca morre o peixe!

Adelaide Bernardo disse...

;p

Anónimo disse...

Literatura sul-americana? Mas se a história se passa no México... isso não é América do Sul, mas sim do Norte! Até estão na mesma confederação futebolística que os EUA e o Canadá. Cheira-me a discriminação racial...

Adelaide Bernardo disse...

Correcção: latino-americana. Pode ser?