quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Dia de pesca

Quando éramos crianças, uma vez por outra íamos à pesca. É claro que não pescávamos nada, só o meu pai o fazia, e quando tinha sorte. Nós somente o acompanhávamos e brincávamos.
Em dia de pesca éramos obrigados a ser madrugadores. Às vezes, ainda de noite, a minha mãe ia ao nosso quarto acordar-nos, e nós, a contra-gosto, lá nos levantávamos e, meios ensonados, íamos para a casa de banho. E mesmo já no carro ainda dormíamos o resto da manhã, mas desta vez com o cheiro do farnel que a mãe tinha acabado de preparar.
Quando chegávamos ao rio, não sei muito bem porquê mas os meus pais achavam sempre que era mais seguro ir para o rio, cada uma tirava as suas tralhas do carro e preparávamo-nos para mais 1 dia de brincadeira.
O meu pai lá dispunha o seu material, cana para aqui, linhas, para lá, isco para acolá, e chapéu na cabeça devido à exigência materna. A minha mãe abria a toalha de quadrado vermelhos e brancos no chão e dispunha as várias iguarias trazidas, mas tudo tapado por causa das moscas. Depois era a vez de abrir a cadeira e sentar-se com o seu crochet e enriquecer a colecção de naperons lá de casa. De quando a quando gritava por nós.
E nós lá andávamos em explorações, perseguições, aventuras e perigos imaginários. Mas de preferência em silêncio para não assustar os peixes.
E no final do dia, lá tornávamos a arrumar a tralha toda no carro e, enquanto o meu pai mantinha a atenção na estrada e a minha mãe tagarelava sobre qualquer coscuvilhice de rua, nós íamos pouco a pouco escorregando para o terreno dos sonhos e continuávamos a brincar.

1 comentário:

Anónimo disse...

as recordações de infância são sem dúvida as mais "doces" e inocentes recordações que cada um de nós retem ... ... quando são boas, são a "Home Sweet Home" de toda a nossa experiência de vida!