sexta-feira, abril 23, 2004

LXG

A Liga de Cavalheiros Extraordinários teve a sua origem na banda desenhada e passou o ano passado para as telas de cinema.
Qual a premissa da história? Juntar grandes heróis da literatura de aventuras numa liga com o objectivo de derrotar o mal. E quem são esses heróis? Allan Quatermain, Capitão Nemo, Dorian Grey, Mina Harker, Dr. Jekyll, Mr. Hide, O Homem Invísivel e Tom Sawyer.
E o que farão estes heróis, alguns deles picarescos, juntos? O seu objectivo é salvar a humanidade, redimindo-se assim de alguns erros de percurso.
Se a premissa é bastante interessante, no entanto, o resultado final fica aquém das expectativas.
Não conheço a história em banda desenhada, por isso não me posso pronunciar sobre esta. Mas a versão cinematográfica tem um argumento fraco, muito óbvio, com falta de coesão e sem um necessário aprofundamento das personagens. É claro que todas elas têm os seus próprios espaços nos livros de que são originárias, mas neste filme parece somente que foram recortadas e coladas às outras com fita-cola e sem um cuidado mínimo de coerência. Somente a personagem de Allan Quatermain tem direito a um aprofundamento de perfil psicológico, sem que este seja mesmo assim suficiente.
Quanto à intriga que junta estas personagens é muito insonsa. Se atendermos ao facto de que alguns destes personagens estão mais para vilões do que para heróis propriamente ditos, é já de início pouco credível que estes se juntem para salvar a humanidade.
E qual é a grande ameaça à humanidade? Alguém está a criar um exército de “mutantes” e a desenvolver armas com capacidade de destruição maciça.
(Novidade? Pelo menos actualmente não há novidade alguma neste diabólico plano.)
Depois, mesmo em termos de efeitos especiais e de fotografia, já vimos aquilo algures. Por exemplo, o Mr. Hyde é uma versão não verde do Hulk e o esconderigio do vilão-mor (a saber James Moriarty, arqui-inimigo de Sherlock Holmes) também não é novidade.
É pena que o filme não cumpra as expectativas. Talvez a galeria de personagens se adequasse mais ao formato televisivo. Como série, haveria mais tempo e oportunidade para desenvolver as personagens e também de explorar outras possibilidades de aventuras. Assim, numa espécie de A-team ou Missão: Impossível do século XIX.