sexta-feira, junho 02, 2006

2 em 1

Bounce / Sliding doors
Um Acaso Con Sentido / Instantes Decisivos

Estes dois filmes não serão porventura extraordinários, mas agradam-me bastante. Não por serem interpretados pela mesma actriz, Gwyneth Paltrow, mas pela sua temática: somos o que somos pelo que a vida nos proporciona e os “ses” são apenas “ses”. E esta crença faz parte da minha filosofia de vida.
Em Bounce uma das personagens diz a certo momento algo como: “O Bud existe na tua vida porque o x já não existe. Isso não o torna culpado da sua morte”. A nossa vida desenrola-se com o que existe, não com o que não existe. Isto não quer dizer que eu não possa sonhar ou aspirar com o que não existe e batalhar por isso. Mas não adianta martirizarmo-nos com esse “se” e deixarmo-nos consumir por uma possibilidade que poderá não vir a existir e que nos impede de olhar ao nosso redor.
Costumo por vezes dizer que não adianta conjecturar com bases em “ses” como se fossem realidades, quando não passam de possibilidades. Porque se “se”, eu não estaria aqui neste momento. É o que acontece em Sliding Doors que nos dá duas realidades paralelas baseadas em dois ses: se apanhar o metro a tempo ou se não. Claro que no filme prevalece uma das opções, mas esta vai incorporar o outro se, numa espécie de prémio de consolação. Infelizmente, não tenho essa visão digamos tão positivista. É claro que a vida dá segundas oportunidades, mas nem sempre e não a toda a gente.
Esta é a vida que temos e ela mais do que ninguém sabe todas as regras de uma boa ironia. As nossas acções têm sempre consequências, maiores ou menores ou ainda a curto, médio e logo prazo, que nos apanham desprevenidas e mudam inevitavelmente o rumo do nosso futuro. Disso não tenho dúvidas.

2 comentários:

Obi-Kan Pereirinha disse...

se não comenta-se este post a tua vida seria diferente?

Adelaide Bernardo disse...

Agora há que ter paciência e esperar o efeito borboleta.