quarta-feira, janeiro 14, 2004

O Último Samurai

Vi no passado domingo o muito famigerado O Último Samurai, anunciado por muitos como um dos grandes candidatos aos Óscares deste ano. Possíveis nomeações à parte, este é um filme bastante interessante.
O maior motivo de interesse do filme é o véu que levanta sobre o código de honra dos samurais. Digo ponta do véu porque mesmo para mim que pouco sei sobre o assunto fica sempre a sensação de que há muito mais para além do que é mostrado na edição de cinema. Talvez numa posterior edição em DVD tenhamos direito a mais pormenores sobre a ética dos samurais. Mas por agora temos que nos ficar pelo que o filme nos mostra e cujo objectivo me parece plenamente conseguido. Para um filme concebido para atingir um grande número de espectadores, talvez até nem se possa pedir mais.
Tirando o final de toque cor-de-rosa dos últimos cinco minutos de filme, que é bonito sim senhor, mas apenas acessório para um final feliz, o filme aborda não só o final de uma elite de guerreiros como o final do império japonês.
Quanto a aspectos técnicos gostei particularmente da fotografia, da coreografia das cenas de luta, bem como do guarda-roupa. O argumento é como já disse interessante, mas também feito à medida de Tom Cruise (que não, não é o último samurai), mas para mim a grande estrela do filme é sim Ken Watanabe (sim o último samurai).
Já agora uma sugestão, uma versão DVD sem o Tom.

Sem comentários: