quarta-feira, novembro 30, 2005

Dicionário

entropia
do Fr. entropie > Gr. entropé, mudança, volta; s. f., Fís., grandeza física que traduz o estado de um sistema termodinâmico, definida, num processo reversível, como a razão entre a variação da quantidade de calor do sistema e a temperatura absoluta à qual ocorreu essa variação; medida estatística do grau de desordem de um sistema fechado; medida da eficiência de um sistema na transmissão de informação; desordem; falta de organização.

tergiversar
do Lat. *tergiversare, por tergiversari < tergum, dorso + vertere, virar, recuar; v. int., voltar as costas; fig., usar de subterfúgios, de rodeios; buscar evasivas; inventar desculpas.

guelfo
de Welf. n. pr.; s. m., membro de certo partido político na Itália entre os sécs. XII e XIV apologista do papa e da independência italiana; adj., relativo a esse partido.

De alice

Não sei muito bem explicar, mas não tenho paciência para a Alice no Pais das Maravilhas. Nunca li o livro, mas também não tenho qualquer apetência para fazê-lo. Quando criança, dava na televisão os desenhos animados da Alice e creio que foi aí que começou a minha aversão. Talvez fosse demasiado pequena para aquele desfilar de personagens imaginárias: a autoritária Rainha de Copas, o Humpty Dumpty no seu limbo, o gato risonho, o coelho obcecado pelo seu relógio. E depois ainda havia a queda no buraco sem fim. Tudo aquilo me fazia confusão e criou em mim uma desconfortante aversão. Gostaria de perceber ao certo porquê.

Jaime Celestino da Costa

- …compreendemos cedo que a verdadeira cultura não conhece limites de género ou fronteiras, nem de idiomas, e que há uma universalidade do saber. Este deve usar-se com simplicidade e naturalidade, como elemento de enriquecimento pessoal, não como forma de ostentação.
- Uma liberdade ampla dada a uma população ignara, sem prévia educação, pode ser mais perigosa do que alguns períodos de opressão.
in JL #617

terça-feira, novembro 29, 2005

Um amor sem sentido

Eles conheceram-se e o mundo pareceu ter-se eclipsado. Amaram-se rápida e sofregamente, como se o momento fosse o único futuro possível. E cada encontro era uma combustão de sentidos.
Pouco a pouco estes foram acusando o desgaste da erosão. Primeiro imperceptível e depois catastroficamente. O olhar que já não detectava o brilho, o ouvido que já não percebia o respirar profundo, o odor que já não encantava, o sabor que já não fazia água na boca, o tacto que já não percebia o toque.
Sentaram-se e olharam-se uma vez mais e perceberam que o seu amor já não tinha sentidos.

O meu reino por um cigarro

Image hosted by Photobucket.com
Todos os dias, sensivelmente à mesma hora, ele sai à rua. Faz uma pausa e puxa do maço de cigarros. Encosta-se à grade da vitrina e tira um cigarro. Bate-o ritmicamente duas vezes no maço e eleva-o à boca. Põe a mão no bolso das calças ou camisa e saca o isqueiro. Protege-o do vento e acende-o, queimando a ponta até vê-la incandescente. Prazeirozamente, traga o fumo. Senti-o invadir gradualmente todos os alvéolos dos seus pulmões. Fecha os olhos por momentos. Ao abri-los, olha fixamente as mulheres que passam.
Olha-as como se as conhecesse de outras histórias da sua vida. Não lhes consegue dar um nome, mas conhece-lhes os desejos, as curvas do corpo, os cheiros, as fraquezas, as aspirações. Os seus olhos penetram-nas, despem os seus corpos, desnudando as suas almas. Sorri.
Sorri pela sua magnífica experiência. A sua posse deixa-o poderoso, inebriado pela sua magnificência. As mulheres pertencem-lhe. Enquanto dura aquele prodigioso cigarro. Aquele espantoso cigarro.

sábado, novembro 26, 2005

A pergunta é sempre mais
A questão estimula
A interrogação anima
A indagação percorre
O que a resposta sempre estanca

São indiferentes os sons que preferimos após a entoação. Valem mais os silêncios ansiosos que as palavras vãs. Shiu! Silencia essa tentativa de pronunciamento, quero apenas continuar a procurar.

A banda sonora da minha vida (so far…)

Image hosted by Photobucket.com
Qual é a verdadeira banda sonora da nossa vida: as músicas que gostamos ou as que identificamos com momentos da nossa vida. Aquelas que mesmo não sendo exactamente bonitas ou com as palavras mais poéticas não podemos ouvir sem recordar algum episódio. Ou aquelas que gostaríamos de ligar à nossa vivência, mas de que apenas gostamos.
Ao definir a minha banda sonora teria de inicia-las com dois exemplo de música popular portuguesa: Clemente e Nel Monteiro. Vais Partir e Retrato Sagrado, julgo ser este o nome da música, faziam parte de uma cassete que o meu pai tinha no carro e que ouvíamos sempre que íamos para a santa terrinha.
Na minha vida de saídas nocturnas já dancei muitas músicas, mas de duas gosto particularmente: Let’s Get Loud e Lady, Hear Me Tonight. A primeira ligo-a às noites do Gringo’s e a segunda às do Cool. Boas memórias.
Não consigo atribuir uma música ao meu tempo de faculdade. No entanto, retornando uns tempos antes a música que atribuo à minha adolescência será No Meu Quarto, dos Delfins. Sim, essa é a música que na minha adolescência me fazia mais sentido. No meu quarto apago a luz, pela sombra viajo no deserto… Aliás, Delfins é a banda sonora da minha amizade com o meu irmão Luís. Com o Vítor será U2.
Continuas chamando-me assim, bebé é o refrão que ensinei aos meus sobrinhos e que eles se divertem a cantar Bebé. Já com a Andreia a piéce de resistence foi o ó mulher, quem te disse a ti que a flor do monte era o alecrim, do Herman, que ela aprendeu com direito a coreografia e tudo.
Red Hot Chili Peppers lembra-me sempre a minha viagem a Paris com a Andreia, pois quando chegávamos ao hotel era inevitável ouvi-la quase de seguida no MCM. Ficou a promessa de os irmos ver juntas. Não está esquecida.
Uma música indissociável de mim é o Don’t Cry For Me Argentina. Quem me conhece sabe.
Depois, depois há as músicas que gostamos porque de algum modo parecem ter sido feitas para nós porque nos identificamos ou simplesmente nos divertem, mas que concretamente não pertencem a nenhum pedaço da nossa vida. Como o humor cínico de Robbie Williams, a voz sensual de Chris Isaak e o lirismo de Sting.
Não posso deixar também de salientar Simply Red, cujo álbum Blue é indispensável para a minha boa harmonia e os outros para eu poder cantar e dançar.
A música de Africa Minha é também a música que me tira literalmente as dores de cabeça, musicoterapia garantida. Recorda-me sempre a minha mãe, ouvinte fiel da Rádio Voz de Lisboa, cuja programação nocturna incluía um programa de Arlete Pereira às 22h e que começava sempre ao som desse belo filme.
Esperam-se novas músicas.

sexta-feira, novembro 25, 2005

As Redes de Suporte Afectivo

Estranho nome técnico (e frio) para dar a algo tão normal e quente como, por exemplo, a nossa família. Embora, infelizmente, também ela seja para várias pessoas um território frio e inerte. Isto vem a propósito de um post do Murcon em que se menciona um estudo realizados nos EUA em que se chegou à conclusão que as mulheres são as grandes mediadoras destas redes de suporte afectivo. Sendo, sobretudo, elas que dinamizam a família.
Este post fez-me recordar o meu professor de francês do 12º. Numa certa aula, não lembro já a propósito do quê, ele contou que quando a mãe era viva, chegavam a reunir-se na casa da família mais de trinta pessoas, entres filhos, noras, genros e netos. Após a morte da mãe dele, essa união dissipou-se. e, embora não compreendendo na altura muito bem o alcance dessas palavras, no entanto, as mesmas não me saíram da cabeça.
Só mais tarde, quando a minha própria mãe morreu, pude compreender em toda a sua plenitude o alcance dessas palavras. E por isso compreendo os resultados desse estudo. As mulheres e sobretudo as mulheres-mães são os grandes pilares destas redes.
Com a ausência da minha mãe a minha rede familiar sofreu um enorme abalo, como podem calcular. No entanto, e sempre tendo em mente aquelas palavras do meu professor, depois de todos nós nos reorganizarmos um pouco, procurei manter essa unidade familiar. Assumi assim esse papel de pilar centralizador da minha família. Procuro, com uma certa frequência, organizar alguns jantares lá em casa for a do calendário habitual de aniversários. É claro que de vez em quando surge a questão: é por alguma razão em particular? Não, é só para estarmos um bocado junto. Acho que é razão mais do que suficiente. A minha família é a única que tenho e o meu bem-estar está muito ligado ao bem-estar deles. Se estiverem bem, eu estou tranquila.

quinta-feira, novembro 24, 2005

Sonho de uma Manhã de Inverno

Image hosted by Photobucket.com

Deixo o meu corpo despertar lentamente. Conforto-me nesse limbo entre o sonho e a consciência. Sinto o calor do teu corpo que me ladeia e permaneço assim lânguida. Só mais tarde deixo que a limpidez ténue da luz invada a escuridão das minhas pálpebras.

Quem são?

Ride
You Are... Slowdive.
You are very comfortable with the person that you are. You are pretty traditional in a classical sort of way. You relate most to things of a darker, more mysterious nature. You tend to be quiet and shy but you still manage to make friends pretty easilly. Though your ambition is bigger than your talents, your perseverance will always lead you to bigger and greater things.

quarta-feira, novembro 23, 2005

Paralelos

Nunca li nada de Luísa Dacosta, embora o nome já me tenha passado pela frente. No entanto, foi com extremo gosto que li a sua “autobiografia” na última edição do JL. E porquê? Houve dois pormenores da sua vida com os quais me identifico. Disse pormenores? Não o são. Podem apenas assim parecer, mas são dois enormes aspectos das nossas vidas.
Primeiro. A autora durante toda a sua adolescência se viu como a reencarnação de sua avó paterna, falecida prematuramente por doença. Tendo a família sempre a lembrá-la das suas parecenças com a avó, ela considerava-se como uma segunda via dessa primeira vida.
Eu recebi o meu nome em homenagem à minha avó materna que faleceu ainda a minha mãe era bebé, e de quem ela não tinha qualquer recordação. A sua figura sempre foi para mim muito enigmática e também eu me via no dever quase moral de viver o que ela não pode viver. Ela é uma espécie de fantasma sempre presente.
Segundo. Luísa afirma que para ela há uma “outra vida para além da escrita: a da mulher que lia. ”
Não consigo conceber a minha vida sem as minhas leituras. Estão indelevelmente no meu ser. Poderia até abdicar de futuras leituras, mas não poderei abdicar do passado. Está impregnado na minha pele, no meu ser. Sou fruto das minhas vivências, sejam elas próprias ou alheias.

terça-feira, novembro 22, 2005

Elizabethtown

Cameron Crowe volta às salas de cinema com mais uma excelente banda sonora a acompanhar uma história engraçada, mas que me parece não ter a solidez de Jerry Maguire ou de Quase Famosos.
Aliás, os seus filmes parecem por vezes antes bandas sonoras ilustradas por uma história e não o contrário, pelo menos essa sensação é mais palpável para mim neste filme. Não é uma questão do argumento ser menosprezado ou menor, é apenas a sensação de que a banda sonora suplanta tudo o resto. Será que a banda sonora da nossa vida suplanta a nossa vida?
Esta questão faz-me estabelecer o seguinte paralelo: Crowe está para o cinema como Hornby está para a literatura. Nick Hornby és um escritor inglês, com vários dos seus livros já adaptados ao cinema também, e em cujo trabalho a música tem um papel preponderante. Quem não se lembra das várias play-lists de John Cusack em Alta Fidelidade e da vida desafogada de Hugh Grant em About a Boy, graças aos royallties do one hit man que foi o seu pai.
Voltando ao filme, a história é engraçada q.b. e parece-me um pouco O Lado Bom da Fúria, versão masculina, embora algumas opiniões o liguem a Garden State, o que compreendo perfeitamente. Seja como for, faz-me pensar que os americanos têm uma relação meio estúpida com a morte. Ou talvez a morte já seja ela tão estúpida que seja impossível ter uma relação decente com ela.
Gostei de ver Orlando Bloom que conhecia apenas de O Sr. dos Anéis em que parecia ser somente um menino bonito. Dêem-lhe bons papéis e penso que o rapaz estará à altura.
ideia do filme que gostei: quem nunca fizer uma road trip na vida, nunca poderá dizer que se conhece. Uma viagem, com a banda sonora adequada, é o melhor modo de nos conhecermos.

sábado, novembro 19, 2005

Fields Of Gold, Sting

You'll remember me when the west wind moves
Upon the fields of barley
You'll forget the sun in his jealous sky
As we walk in fields of gold

So she took her love for to gaze awhile
Upon the fields of barley
In his arms she fell as her hair came down
Among the fields of gold

Will you stay with me, will you be my love
Among the fields of barley?
We'll forget the sun in his jealous sky
As we lie in fields of gold

See the west wind move like a lover so
Upon the fields of barley
Feel her body rise when you kiss her mouth
Among the fields of gold

I never made promises lightly
And there have been some that I've broken
But I swear in the days still left
We'll walk in fields of gold
We'll walk in fields of gold

Many years have passed since those summer days
Among the fields of barley
See the children run as the sun goes down
Among the fields of gold

You'll remember me when the west wind moves
Upon the fields of barley
You can tell the sun in his jealous sky
When we walked in fields of gold
When we walked in fields of gold
When we walked in fields of gold


P.S. Take me there

sexta-feira, novembro 18, 2005

António Gedeão

Quem de nós falará aos homens que hão-de vir
Quando grande clarão encher de luz
E pasmo as nossas bocas?
E como?
Que língua entenderão eles?
Que símbolos, que sinais, que apagados murmúrios,
Lhes falarão de nós
Desta fluida e versátil multidão,
Destes seres que aparentam rosto humano
E como tal comovem,
Mas que olhados do alto são lepra do planeta.
Que significará sofrer, amar, lutar,
Quando as nossas misérias e tormentos
Não forem mais do que pegadas fósseis?
(…)
que verbo deverá ficar gravado na pedra que o vento não corroa
(…)
como será amor em língua cibernética?

quinta-feira, novembro 17, 2005

Nick do Dia

Sei Aikido, Kung Fu, Karaté e outras 35 palavras perigosas.

Uteramente

Não sei olhar o céu – desconforta-me
Sei somente
Olhar a folha
Onde escrevo, onde leio.
O meu mundo é este
Inscrito em páginas
Não sei nada do mundo de fora – esse que dizem real.
Vivo de artifícios, equívocos linguísticos
Céu, nuvens, árvores
Oh, palavras, letras, sons - Nem sequer ditos ao vento
Apenas retidos aqui
Neste momento
Não sei erguer os olhos
O horizonte amedronta-me
Aqui estou segura
Sim aqui sou segura.
Mesmo que queira erguer
Este imã a que chamo folha impele-me para baixo
Para os meus infernos
Para remoê-los, para compreende-los.
O céu não traz o inferno – promete o divino
E eu não quero promessas
Não quero infinitos possíveis
Só tenho o concreto aqui e agora
Esta folha que me recebe uma vez mais – prende-me
O grilhão que protege do voo
Da queda, da precipitação
Aqui fico aqui, não caio
Permaneço inerte
Quieta, muda, despercebida
Do mundo, sem receio
Aqui fico bem
Quente, protegida, confortável
Uteramente bem

quarta-feira, novembro 16, 2005

Bem-vinda

A .:X:. chegou à blogosfera.
Jitos Miga

Rejuvenescer

Dizes-me que de nadas
Nada farás
Dizes-me tontices
Que finjo crer
Sorrio complacente
Deixo-me contagiar
Pela tua leve inconsequência
Volto à frescura da inocência
Regresso à pureza
Do sorriso solto
Face ao sol brilhante
Iluminando o amâgo
Aquecendo a alma
Rodopio leve e solta
Embrulhada no teu riso
Giro e giro
E não contenho já as gargalhadas
Com que recebo a vida
Dás-me este singelo presente
E os meus olhos iluminam-se
Sim, diz mais tonterias
Que me façam abrir os braços
E correr os verdes prados
Da minha esperança
Seguem com o teu riso
Até cansados pousarmos os nosso corpos
E rolarmos encosta abaixo
Como qualquer criança a brincar
Parecemos croquetes de salsa
E gargalhamos
Os nosso olhares límpidos tocam-se
Trocam memórias de outras criancices
Revivemos mais e mais
Rejuvenescemo-nos sempre.

terça-feira, novembro 15, 2005

Sabedoria Cientifica

A ciência não é outra coisa senão bom senso treinado e organizado.
T. H. Huxley

A ciência é a mais íntima escola de resignação e humildade
porque nos ensina a inclinarmo-nos
diante dos factos aparentemente mais insignificantes.
Unamuno

A perfeita simplicidade é inconscientemente audaciosa.
G. Meredith

Uma boa teoria científica deve poder ser explicada a uma empregada de bar.
E. Rutherford

Não há origens puras, toda a origem existe para produzir continuidades.
J. Barrento

Agualusa

- É um mito pensar que um país define a identidade de cada um. Não define nada.
- … o facto de alguém possuir identidades múltiplas não constitui uma subtracção, antes uma soma. Assim pode beneficiar-se dos aspectos positivos de cada cultura.
- A vida, para mim, é mais importante que os livros, prefiro vivê-la em vez de a ler.
- Mas hoje, por muito que se caminhe, por muito território que se percorra, acaba-se sempre por encontrar aquilo que já se tem em casa.
- Porque vamos para um lugar à procura de alguma coisa que, por vezes, já não sabemos muito bem o que é.
- … desconfio das religiões monoteístas. Talvez a ideia de um único deus seja uma ideia pérfida porque, no fundo, é uma ideia que exclui o “outro”.
in Ler #62

quinta-feira, novembro 10, 2005

Como acabar?

Como acabar?
Como terminar?
Como findar?
Com que chave de ouro
Com que revelação brindar o espírito
Deslumbrar a mente inquieta
É uma dúvida constante
Não sei de finais próprios
Adequados
Oh, tormenta
Quisera eu dominar as palavras
Apenas para me ver cativa do seu caos multiplicador
Para me perder nos seus silêncios
Mas insistem em se ocultar
Inscrevem-se, mas nada dizem
E que tanto quero dizer
Não consigo escolhe-las
Escapam-se, iludem-se na alvura
Transfiguram-se em vazios, em inexistências
Somem-se sem rasto
E eu não findo
Não concluo
Não acabo o meu relato

quarta-feira, novembro 09, 2005

De Sol.

Image hosted by Photobucket.com
Segundo Pedro Mexia, numa das suas crónicas na GR, a abreviatura Sol. que consta dos nossos BIs recorda a palavra Sol, o nosso astro rei. Tal como o sol, o solteiro é autónomo, dono de si e capaz de brilhar sozinho, sem alguém ou uma outra estrela para que reflicta luz. Mas também como o Sol, o solteiro mais do que nunca, afasta os demais do seu redor, da sua esfera de intimidade.
Esta crónica fez-me reflectir. E sim, é verdade. Afasto muitas vezes de mim pessoas que se poderiam tornar importantes. Às vezes faço-o racionalmente, outras nem por isso. Não sou a única. Será que as outras pessoas também se apercebem disso?
No nosso quotidiano habituamo-nos a outra abreviatura, a outro sol. A solidão. Sabemos viver com ela. De tal modo que não conseguimos abrir espaço para que algo mais brilhe nas nossas vidas. Somos reis e senhores das nossas vidas, dos nossos vários sóis. Seremos verdadeiramente felizes? Foi isto que inicialmente desejámos?
Não quis ser o sol que sou. Mas, gradualmente, fui-me assim transformando. Apercebi-me, já a mutação tinha ocorrido. Poderei uma vez mais transmutar-me e voltar ao inicialmente idealizado? Conseguirei ainda abdicar desta solidão a que já me acostumei e que me é já conhecida? Um terreno já conquistado e sem surpresas que me retirem o aparente domínio sobre o meu futuro? Continuará este sol a brilhar?

Um dos meus receios...

Um dos meus maiores medos é que a existência da minha mãe se perca, que a minha memória dela se perca e assim se perca para sempre um registo da sua passagem pelo mundo.
Sento-me muitas vezes com a intenção de regista-la: as suas memórias, os seus anseios, as suas peculiaridades
Mas ao mesmo tempo receio. Receio que ao imutabiliza-la a perca, que ao recria-la ela deixe de ser minha, que ao partilha-la ela se escape. Sem retorno.
E se o que eu me lembro não transparecer? E se transparecer não ela, mas eu? E se de repente, descobrir a mulher, a mulher que eu teimo em ver somente como mãe. Nós filhos temos dificuldade em ver nos nossos pais pessoas independentes de nós. Tal como eles têm dificuldade em ver-nos como pessoas autónomas.
São talvez infundados estes receios, mas sei que a distorção será real. Vou perder e ganhar contornos novos. Não é o ganho tanto que receio, é a perda.

terça-feira, novembro 08, 2005

Minha história, S. Carreira

A minha história
feita aos pedaços
é parte da história
dos homens que amei.
Brisa, tempestade, furacão
adentraram meu coração
instalaram-se e se foram
sem que a minha mão
pudesse retê-los em mim.
Todos deixaram marcas de dor,
uns poucos momentos felizes,
raros instantes perfeitos
e a imensa nostalgia
de tudo o que não vivi.
A minha história
feita aos pedaços
está inscrita em minha face
em cada traço de tristeza
que eu ainda trago.
Hão de ser rugas um dia,
cada uma, a geografia
das histórias inacabadas
de todos os meus vazios
e da minha solidão.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Fora da Rotina

Afinal, ontem tive uma mudança de rotina: fui aos MTV EMA.
Apesar de não ter achado a noite extraordinária, foi agradável.
Para mim, o melhor mesmo da noite foi a apresentação da personagem Borat, cujo humor cáustico arrancou gargalhadas à grande maioria (quem não sabia inglês, perdeu bons momentos de riso). Para mim, as melhores piadas foram a de abertura (Wellcome to the Eurovision Song contest) e quando parabenizou a organização pelo espectáculo de travesti no início.
Das actuações da noite, creio que os Green Day foram os que mais galvanizaram o público. Todos os outros estiveram bem, mas a mim sinceramente não me surpreenderam. Já vi Robbie Williams ao vivo e num espectáculo de 1h30m faz muito mais e melhor. Ali foi o básico.
Acabei por prestar mais aos pormenores de produção do que propriamente ao espectáculo, até porque quando se é pequenina não se consegue ver muito. Talvez também por isso não desfrutei o que poderia ter desfrutado. Mas este não foi um concerto, foi um programa de televisão e como tal, o objectivo era que funcionasse como espectáculo televisivo.
A disposição no palco era similar a um estúdio televisivo e não a pensar num público de concerto. Logo, quem não estava mesmo ao pé do palco, perdia muitos pormenores, como as entregas propriamente ditas.
Valeu a pena, mas não é programa que tenha muita vontade de repetir.

quarta-feira, novembro 02, 2005

Ando meio chateada...

Ando meio chateada e sem paciência. Por tudo em geral e nada em particular. Sinto que preciso de uma novidade na minha vida, mas não faço a mínima ideia do que isso poderá eventualmente ser. Apenas sinto que preciso de algo diferente. Algo que me tire da rotina e me estimule.
Acho que nunca me senti a precisar de um novo cenário como nos últimos tempos.

Blogger gémeo?

Há almas gémeas. Já encontrei algumas.
E depois há, por assim dizer, bloggers gémeos.
Há um que me surpreende sempre no modo como as suas histórias tocam os meus pensamentos, como poderiam ser as minhas histórias. Por isso gosto de me sentar à sua sombra e saborear os frutos com que me brinda.